E o TEF…

frustrada

Sabe quando as coisas não acontecem do jeito que você esperava? Isso foi meu TEF. Os resultados chegaram e eu fiquei extremamente frustrada, me senti como se tivesse jogado dinheiro no lixo.

Eu farei um post depois explicando sobre o TEF, mas eu estou decepcionada comigo mesma. Na prova oral eu fiquei extremamente nervosa, e tirei uma nota absurdamente vergonhosa.

A minha melhor nota foi C1 na Compreension Écrit, o que eu já esperava ser minha melhor nota, já que eu leio em francês muito mais do que falo ou escrevo. Mesmo assim, não esperava ter tirado as notas que tirei, ainda mais porque fiz cursos preparatórios e simulados…

Bem, não adianta chorar em cima do leite derramado, não? Já tinha lido relatos que o TEF é mais complexo que o TCF-Q, mas como a gente não sabia se seguiria por Quebec ou pelo Express Entry, resolvi arriscar no TEF, para tentar garantir pontos para o EE. Inclusive estamos aqui quebrando a cabeça para tentar encaixar as 5 notas nos 4 nichos de pontos do Québec.

Estou no limite para decidir se quero tentar o TCF-Q neste 19/12 ou se espero para fazer em janeiro. Estou em dúvida para saber se deixo as festas passarem ou se vou agora… Fato é que vou apenas fazer a compreensão oral e a expressão oral do TCF, que são as notas que preciso garantir os pontos…

Desculpe até o post meio pra baixo, mas em breve nós vamos vir com tópicos mais animados!

Abraços.

A Saints.


5 Comentários on E o TEF…

  1. MrsPEng
    novembro 16, 2016 at 10:06 pm (1 ano ago)

    Ooo gente, é ruim quando nos dedicamos tanto e os resultados não vêm… mas eu tenho certeza que foi só isso mesmo, nervosismo! Certamente no segundo teste você vai se superar… se essas provas não fossem tão caras a gente fazia até fechar né? Rs Adorarei ver seu post sobre o TEF, estou na dúvida se faço ele e tento garantir mais uns pontinhos…esperando também para ver como fica esse EE com estes pontos a mais para estudantes, acho que as notas tendem a subir bem… se for assim, meu plano A vira o doutorado mesmo e o TEF seria inútil…ai tantas dúvidas! Tanta coisa incerta nessa vida e nesse processo, não permita que ele te deixe incerta sobre você e sua capacidade! Gros bisous!

    Responder
    • Les Saints
      novembro 21, 2016 at 2:58 pm (12 meses ago)

      O problema é isso, eles custam pequenas fortunas 🙁
      Se sua primeira língua for o inglês (como é nosso caso), o TEF ajuda bastante nas suas notas para o EE, já que qualquer CLB acima de 4 você pontua. E no EE qualquer pontinho ajuda, não?

      O difícil é tentar traçar uma rota…

      Bisou!

      Responder
  2. Alli
    novembro 17, 2016 at 10:03 am (1 ano ago)

    Oi, que notícia triste! Achei que só eu tinha tido azar com a prova de expressão oral do TEF. A julgar pelo seu relato e pela minha experiência anterior, imagino que a banca de correção esteja sendo muito rigorosa. Eu passo pelas provas facultativas (redação e speaking) de novo mês que vem e ontem fechei com uma professora pra me treinar especificamente para o TEF. Vc já recebeu o certificado? Pergunto porque no certificado vem, além da nota, o seu nível no CEFR (B1, B2, C1, C2) que é o que importa pro Québec. Pro Express Entry infelizmente, se for primeira língua, precisa ter o correspondente ao benchmarl 7.0 em tudo (eu não consegui no oral), mas se for segunda lingua, qualquer pontuação acima de 4 já tá valendo. Se o seu listening tiver sido legal, você pode pedir pra refazer só o TEF da expressão oral, viu? Ou mesmo, fazer só o TCF-Q das provas que vc precisa melhorar. Abs,
    Alli

    Responder
    • Alli
      novembro 17, 2016 at 6:45 pm (1 ano ago)

      De qualquer maneira, se você ainda nao tiver recebido o certificado, as notas são divididas mais ou menos assim:

      I – Provas de compreensão (total de pontos possíveis: 360)
      >334: C2
      280-333: C1
      217-279: B2
      145-216: B1
      82-144: A2
      28-81: A1

      II – Provas de expressão (total de pontos possíveis: 450)
      >416: C2
      349-415: C1
      271-348: B2
      181-270: B1
      101-180: A2
      34-100: A1

      Responder
    • Les Saints
      novembro 21, 2016 at 2:57 pm (12 meses ago)

      Alli,

      Pior que eu mesma quem marquei bobeira, eu fiquei tão ansiosa que fui mal. O que é pior de tudo, porque os assuntos nem eram difíceis.
      Eu ainda não peguei o certificado, mas fiquei arrasada com meu A2 no expressão oral. Agora é levantar a poeira e sacodir, vou fazer o TCF-Q só das partes orais, que dão 10 pontos, porque nas partes escritas, por um milagre, consegui meus 4 pontos possíveis!

      Quando você presta? Dezembro? Já deixamos o EE de lado, porque conseguimos enviar o MPQ em agosto.

      Abraços!

      A Saints

      Responder

Responder

Seu e-mail não será publicado, mas é obrigatório para validar seu comentário, assim como os itens marcados com *

Comentário *